Como criar produtos?
Toda a gestão de produtos do evento é feita em gerir evento > produtos.
Para consultar os produtos ativos em cada zona de trabalho, basta selecionar a opção ver por zona de trabalho.
Criar novo produto
Informações gerais
- Nome — simples e curto, de forma a ser legível nos equipamentos dos pontos de venda.
- Preço — preço de venda ao público (PVP).
- IVA — taxa de IVA aplicada ao produto.
- Disponível para — restringe a disponibilidade do produto de acordo com a idade do participante (todos ou maiores de 18 anos).
- Categoria — categoria em que o produto é apresentado no POS.
Permitir oferta
Define se o produto pode ser oferecido. Quando ativa, ficam disponíveis as seguintes opções:
- Quem pode oferecer este produto? — nível de permissão mínimo para oferecer o produto. Todos os utilizadores com a permissão selecionada ou superior podem fazê-lo.
-
Definir produtos nesta oferta — permite escolher os produtos que podem ser descontados no ponto de venda quando a oferta é apresentada. O participante só pode escolher um dos produtos da lista.
Exemplo: um produto genérico "Bebida de oferta", com cerveja, água e refrigerante definidos na lista. No momento do consumo, o staff regista a bebida escolhida pelo participante.
-
Produto visível — permite ocultar produtos que não se destinam a venda.
Exemplo: um "Welcome Drink" a 0€ incluído num bilhete ou convite, que não pode ser adquirido separadamente.
- Permitir o envio da oferta — permite que os participantes com uma oferta deste produto a enviem a outros participantes.
Zona de trabalho
- Indicam-se as zonas de trabalho onde o produto pode ser adquirido ou descontado (no caso das ofertas).
Criar pack novo
Um pack agrupa vários produtos, vendidos em conjunto a um preço próprio. Para criar um pack, é necessário ter pelo menos um produto criado no evento.
No momento da criação do pack, define-se:
- Nome, preço, IVA, disponível para e categoria — tal como num produto.
- Data de expiração (opcional) — data até à qual o pack está disponível.
- Produtos — produtos incluídos no pack e respetiva quantidade, ajustada nos botões + e −.
Importar produtos
Para importar produtos basta selecionar a opção importar produtos e escolher a origem.
Importar de outro evento
Copia os produtos criados num evento anterior, com nome, categoria, preço e IVA.
Basta escolher o evento > selecionar os produtos > submeter.
Os produtos são apresentados agrupados por zona de trabalho, sendo possível importar todos (selecione todos) ou apenas alguns.
Importar por ficheiro
Permite criar vários produtos de uma só vez através de um ficheiro CSV.
- Selecionar descarregar template e preencher uma linha por produto:
- O preço e o IVA são preenchidos apenas com números, sem "€" nem "%".
- As categorias que ainda não existam no evento são criadas automaticamente.
- Em definições, escolher as zonas de trabalho onde os produtos ficam associados e ativos. Opcionalmente, definir disponível para — se não for alterado, os produtos ficam disponíveis para todas as idades.
- Selecionar carregar ficheiro.
- Validar a informação apresentada. Caso seja detetado algum erro, é possível corrigi-lo antes de concluir a importação.
| Nome | Categoria | Preço | IVA |
|---|---|---|---|
| Cerveja | Bebidas | 3 | 23 |
| Água | Bebidas | 1.5 | 13 |
Nota: o ficheiro tem de ser guardado em formato CSV. Ficheiros .xlsx ou .numbers não são aceites.
Associar produtos
Para acrescentar produtos a determinadas zonas de trabalho basta selecionar a opção associar produtos > escolher os produtos > selecionar as zonas de trabalho > associar.
Em sentido inverso, para retirar produtos de determinadas zonas de trabalho, seguem-se os mesmos passos e, no final, seleciona-se dissociar.
Alterar categoria
Para mover produtos para uma categoria já existente basta selecionar a opção alterar categoria > escolher os produtos > nova categoria > selecionar a categoria pretendida > submeter.
Para criar uma categoria nova, seguem-se os mesmos passos e, em nova categoria, seleciona-se adicionar categoria, escolhendo o nome e submeter.